“A principal meta da educação é criar homens que sejam capazes de fazer coisas novas, não simplesmente repetir o que outras gerações já fizeram. Homens que sejam criadores, inovadores, descobridores”. “Jean Piaget”

BEM-VINDOS AO NOSSO BLOG!

A inclusão digital através da escola pública.

Espaço de interação dos professores da Escola Estadual Rotary, em Santana do Ipanema – Alagoas, para postarem orientações, atividades, links ou qualquer material a ser utilizado durante as aulas com os educandos, bem como, compartilhar os resultados de projetos desenvolvidos.

sábado, 26 de novembro de 2011

Registro de atividades da Formação do Projeto UCA

Atividade IV: Experiência/ Resolução de Problemas

Estamos trabalhando o Projeto Meio Ambiente, então decidi iniciar a aula perguntando aos alunos o que entendiam sobre “meio ambiente”. A partir das suas respostas continuei perguntando mais sobre o tema, em seguida pedi que a turma apontasse algum problema que ocorresse no bairro e que tivesse relação com aquele conteúdo.

As respostas foram surpreendentes, pois a maioria da turma apontou como principal problema a falta de respeito da comunidade com o meio, pois jogam lixo à toa, desperdiçam água lavando calçadas, entre outros.

Diante desta constatação iniciamos uma discussão em torno do problema:

- É possível fazer algo para mudar esta situação?
-O que podemos fazer? De que forma podemos contribuir com a comunidade?

Atividade V: Experiência/ Problematização

Decidimos realizar uma entrevista com os moradores ouvindo e anotando a opinião deles sobre o fato.

Levamos o resultado da entrevista para socializar na sala e a partir daí pensamos em algumas atividades para melhorar a qualidade de vida dos moradores a partir do respeito à natureza:

- Pesquisar na internet sobre a preservação ambiental;

- Conscientizar sobre a importância de preservar o meio em que vivemos, distribuindo folders produzidos pelos alunos;

- Realizar uma palestra com os pais orientando sobre como evitar o desperdício em suas casas.

Professora Geovânia
Turma do 5º Ano/ Ano letivo: 2011

5 comentários:

  1. ATIVIDADE IV DO MÓDULO III
    Identifiquei o problema da Poluição Ambiental do Bairro e me questionando sobre as possíveis soluções cheguei as seguintes conclusões: Conscientização dos alunos, conscientização dos pais através dos alunos, campanha na sala de aula para coleta de material reciclável (plástico/lata), separação de material reciclável e entrega do material reciclável em posto de coleta.
    Diante de toda essa problematização e prováveis soluções direcionarei a minha aula que é de língua inglesa solicitando aos meus alunos que façam pesquisas e traduzam algumas palavras que tenham haver com o contexto explorado, ampliando ainda mais os seus conhecimentos.
    Professora: Jeane

    ResponderExcluir
  2. MÓDULO III - ATIVIDADE V
    “Links – Experiência / Problematização”
    PDF COMUNICAÇÃO EM SALA DE AULA
    www.uninove.br/PDFs/Publicações/.../dialogv2sandrapalomo.pf
    PDF A AFETIVIDADE EM SALA DE AULA
    www.feunicamp.br/alle/textos/SASL-AAfetividadeemSaladeAula.pdf
    A RELAÇÃO AFETIVIDADE-APRENDIZAGEM NO COTIDIANO P...
    www.anped.org.br/reunioes/27/gt132.pdf
    ALUNOS PROBLEMAS ?!-MEUS DESAFIOS EM SALA DE AULA ...
    www.scortecci.com.br/lermais-materias.php?...PROBLEMAS...SALA
    (PDF) CONVIVÊNCIA EM SALA DE AULA
    www.diaadiaeducação.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/128.pdf
    COMO PROCEDER COM ALUNOS DESMOTIVADOS
    www.educador.brasilescola.com/.../como-proceder-com-alunos-demotiva...
    DIFICULDADES DE LINGUAGEM ORAL E ESCRITA NA SALA DE AULA.COM ...
    www.profala.com/artt85.htm
    DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM EM SALA DE AULA NO ENSINO
    www.artigonal.com>Educação>EducaçãoOnline
    CELULAR EM SALA DE AULA
    www.nbcaieiras.com.br/index.php?...id...sala-de-aula...


    ATIVIDADE  Fica como sugestão de atividade para melhorar a afetividade em sala de aula DINÂMICAS com BEXIGAS, a seguir temos um endereço eletrônico, onde podemos encontrar várias dinâmicas : www.youtube.com/watch?v=8to.P1k-3sw
    Professora:Jeane

    ResponderExcluir
  3. MÓDULO III / ATIVIDADE VI

    Para a resolução dessa atividade recorri ao livro didático que utilizo no 8º Ano (LINKS –English for Teens / Denise Santos e Amadeu Marques –Editora Ática – PNDL 2011, 2012, 2013). Onde encontrei uma trilha nas páginas 110 e 111. Para que os alunos consigam jogar é necessário que se faça um estudo prévio traduzindo as frases para português, só assim todos compreenderão o contexto, com auxílio do Lap Top.
    Esta trilha tem por finalidade revisar um pouco do vocabulário e das estruturas estudadas ao longo do ano letivo, a qual já comecei a trabalhar.
    Vejamos como devemos jogar :
    Os alunos deveram formar pequenos grupos ( três ou quatro integrantes). Após lançar o dado, o jogador deverá percorrer na trilha o número de casas correspondente ao número sorteado. Em algumas casas da trilha, há frases para serem completadas; em outras, há perguntas para serem respondidas. Um dos jogadores deverá fazer o papel de juiz, ficando encarregado de dizer se as respostas estão certas ou erradas. Se errar, o jogador deverá voltar uma casa; se acertar, poderá jogar normalmente na rodada seguinte.
    Profª: Jeane

    ResponderExcluir
  4. MÓDULO III ATIVIDADE VIII
    FALTA DE ATENÇÃO
    Em se tratando de uma problemática sócio-cultural que interfere no processo ensino-aprendizagem em nossa escola, considero a falta de atenção como um agravante, percebo este problema no 6º ano B e no 7º ano. A falta de atenção é constante, eles têm dificuldades para se concentrarem com isso a aprendizagem fica comprometida. É interessante ressaltar que mesmo quando eles ficam em silêncio ouvindo e vendo as explicações, ainda não conseguem absorver as informações. Acredito que isso aconteça por vários motivos extra-classe, difíceis de numerar, mas, os problemas familiares com certeza acabam afetando o desenvolvimento pedagógico de nossos alunos.
    Professora: Jeane

    ResponderExcluir
  5. MÓDULO III – ATIVIDADE IX
    Visitando as páginas referidas para a atividade IX, li sobre os PAs (Projetos de Aprendizagens) que implica em instigar nossos alunos a pensarem naquilo que lhes interessa, nas curiosidades que têm e nos aspectos da realidade que os intrigam, desafiam ou confundem, faz despertar o espírito investigativo que existe em cada um deles. Se faz necessário que trabalhem em pequenos grupos ( 3 ou 4 por equipe) formados por interesses em comuns em torno de um fenômeno que queiram entender. Depois de todo o processo de produção a socialização é indispensável, os professores devem analisar cada proposta juntamente com a turma e a publicação dos trabalhos deve ser incentivado em (Blog individual, Blog da escola...).
    PA parte do tripé: Questão principal – certezas provisórias e dúvidas temporárias.
    Depois da análise de todo o material, escolhi HISTÓRIAS EM QUADRINHOS que é um meio de comunicação de massas e as histórias são narradas através de imagens desenhadas e textos. São característicos nas histórias em quadrinhos os balões, os desenhos, as falas curtas e bastante criatividade.
    Levando-se em conta que leciono com a Língua Inglesa, os alunos podem preparar todo o material em Português e depois com o auxílio do lap top usar o tradutor e passar para inglês todas as palavras
    Professora: JEANE

    ResponderExcluir