A PRIMEIRA IMPRESSÃO É A QUE FICA
Em outubro de 2010 chegaram os lap tops do Projeto UCA na escola e em reunião foram apresentados aos pais dos alunos, fato que gerou grande ansiedade .
Os problemas de estrutura física como instalações elétricas inadequadas, falta de local para recarga das baterias e local para guardar os lap tops são fatores que estão impedindo a execução do projeto. Mas, apesar de todas essas dificuldades, a escola tinha que arranjar uma forma de começar a por em prática algumas atividades com os computadores.
No dia 10 de agosto de 2011, os alunos do 9º ano da Escola Estadual Rotary tiveram esse primeiro contato com os lap tops durante a aula de Matemática. O objeto principal dessa etapa inicial foi apresentar o computador para os alunos, seus recursos e as semelhanças do sistema operacional Metasys com o Linux e Windows,que a maioria já costuma utilizar.
Alguns motivos foram relevantes para que a turma do 9º ano fosse escolhida como primeira a iniciar o projeto: a maioria dos alunos já possui curso de informática, a pequena quantidade de alunos(que facilitou a recarga das baterias no laboratório de informática) e por estudarem o último ano nessa escola.Os dois primeiros fatores foram imprescindíveis para o sucesso do primeiro contato,pois os alunos tiveram poucas dificuldades em manusear o lap top,onde em duas aulas pode-se trabalhar as quatro operações,com o tux math ;uma produção de texto no kword e figuras geométricas no kolor paint.
Esse primeiro uso terminou “assanhando o formigueiro” ainda mais, pois os alunos das outras turmas estão cobrando o uso do lap top e a escola vai ter dar aquele jeitinho brasileiro para levar para elas também,mesmo com a estrutura ainda deficiente. Mas como a educação é feita de desafios,a escola já está planejando o uso com essas outras turmas.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirÉ isso mesmo, profº. José Antônio. Nunca teremos a perfeição, já que o pesquisador vive em busca do diferencial, pois dessa forma nunca para de construir novos saberes que enriquecem as suas experiências, portanto nunca está totalmente pronta. Louvo a sua iniciativa, e tenho certeza que os seus alunos que demonstraram que nada é tão novo para eles e que a curiosidade para ampliar as descobertas é o ponto de partida para um bom trabalho. Vamos promover mais esse uso através dos projetos que a escola tem a desenvolver no decorrer do ano. Mas para concretizarmos esse uso é necessário que os demais professores também se integrem nesses projetos e comecem a fazer uso do lap top na sala de aula.
ResponderExcluirÉ o entusiasmo do professor em levar para seus alunos novas formas de aprender que desperta a curiosidade e estimula o lado pesquisador do aluno. Como fala Moran (2000) “Um dos grandes desafios para o educador é ajudar a tornar a informação significativa... Aprendemos melhor quando vivenciamos, experimentamos, sentimos.” E vejo que esse desafio está sendo vivenciado por todos vocês, professores da Escola Rotary ao desenvolver suas atividades pedagógicas, levando em conta o conhecimento que o aluno traz, resignificando-os de maneira prazerosa, buscando inovar ao integrar a prática pedagógica, o uso das mídias, como ferramenta promotora de aprendizagem.
ResponderExcluirQue esse entusiasmo possa alcançar todos os alunos, levando-os a serem construtores de conhecimentos.
Abçs.
Marleide Alécio