“A principal meta da educação é criar homens que sejam capazes de fazer coisas novas, não simplesmente repetir o que outras gerações já fizeram. Homens que sejam criadores, inovadores, descobridores”. “Jean Piaget”

BEM-VINDOS AO NOSSO BLOG!

A inclusão digital através da escola pública.

Espaço de interação dos professores da Escola Estadual Rotary, em Santana do Ipanema – Alagoas, para postarem orientações, atividades, links ou qualquer material a ser utilizado durante as aulas com os educandos, bem como, compartilhar os resultados de projetos desenvolvidos.

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Projeto: Homenageando a professora Maria Zilda

A Escola Estadual Rotary homenageando a professora Maria Zilda

Na tarde do dia 30 de setembro de 2011 a Escola Estadual Rotary prestou uma bela homenagem à professora Maria Zilda que muito contribuiu para o desenvolvimento e crescimento desta escola, permanecendo como gestora por um período de doze anos. Toda a comunidade onde a escola está inserida é unânime no reconhecimento do seu trabalho, uma vez que ela sempre esteve pronta para atender todas as questões relacionadas ao bem estar das famílias que tinham e têm seus filhos matriculados nesta escola, não medindo esforços para conseguir meios que pudessem convergir em benefícios para a comunidade escolar. Por tudo isto, a comunidade escolar considerou justo deixar registrado nos documentos desta instituição o reconhecimento e a homenagem a esta grande parceira e companheira de trabalho.
“Durante vários anos da sua passagem como gestora da Escola Estadual Rotary, ocorreu no nosso Estado que até hoje as lembranças são emocionantes.
Esse fato ocorreu em dezembro de 1996, quando o Governo promoveu o Programa de Desligamento Voluntário(PDV). Na ocasião, todos os funcionários da escola aderiram, com exceção da professora Ana Dayse. Apenas a professora Zilda permaneceu no prédio. Todos os dias ela ia para a escola expedir histórico dos alunos para as escolas municipais. Cada dia que passava a sujeira e o mato tomavam conta de toda a instituição, que já não mais parecia uma escola, mas, uma casa abandonada sem o barulho do cotidiano escolar.
Em 1997, a justiça deu uma chance para quem quisesse retornar aos cargos. Voltaram à escola as professoras: Ana Dayse ( que não fez adesão), Maria Edivan, Maria Helena, Naire Eliege e Sonnirce.
Mas nem tudo estava resolvido. Como recomeçar sem alunos e sem pessoal administrativo? Então entraram personagens importantes nesse cenário:
O Rotary Club contratou uma pessoa para a limpeza e a merenda; a professora Naire Eliege foi à luta em busca de alunos na comunidade batendo à porta de cada família; a professora Fátima Estevam veio de Canapi para cá, e além da sala de aula ajudava nos serviços da secretaria escolar.
Iniciamos o ano letivo de 1997, atrasado, de forma precária, porém, para a Escola Estadual Rotary foi o começo de uma nova história regada com lágrimas, parceria, compromisso, trabalho e muita dedicação.
Graças a esta guerreira veio o resultado do IDEB de 2007, pois, essa conquista foi de sua gestão! Como dizia o mestre Paulo Freire: ” Educação se faz com esperança no ser humano, com persistência e a médio e longo prazos...”
Com esse dramático episódio aprendemos que nunca devemos perder a esperança nem a fé, ou duvidar da histórica capacidade humana de superação. E que a vida é uma relação com o tempo e, para ser plena, necessariamente deve ser repleta de planos, sonhos e esperas”.
(Trecho de uma entrevista realizada pelos alunos do 8º e 9º anos com a professora Maria Zilda Siqueira.)
 Coordenadoras: Márcia e Jicélia




Nenhum comentário:

Postar um comentário