“A principal meta da educação é criar homens que sejam capazes de fazer coisas novas, não simplesmente repetir o que outras gerações já fizeram. Homens que sejam criadores, inovadores, descobridores”. “Jean Piaget”

BEM-VINDOS AO NOSSO BLOG!

A inclusão digital através da escola pública.

Espaço de interação dos professores da Escola Estadual Rotary, em Santana do Ipanema – Alagoas, para postarem orientações, atividades, links ou qualquer material a ser utilizado durante as aulas com os educandos, bem como, compartilhar os resultados de projetos desenvolvidos.

terça-feira, 4 de outubro de 2011

PROJETO FOLCLORE

A Escola Estadual Rotary desenvolveu um projeto pedagógico interdisciplinar sobre o folclore, no período de 10 a 31 do mês de agosto de 2011.
Inicialmente os professores apresentaram o projeto para suas respectivas turmas, levando sempre em consideração os conhecimentos prévios dos alunos, uma vez que tratava-se de um tema atraente que faz parte da cultura popular de nossa região.
Em meio a grande diversidade de sugestões de atividades relacionadas à temática , optamos em trabalhar com: pesquisas, coleta de dados, leitura e análise de textos diversos, dramatização, entre outros.
Os professores do 1º ao 5º anos trabalharam provérbios, adivinhações, receitas típicas, lendas, parlendas, medicina popular e cantigas de roda. No dia 31 de agosto houve a culminância do projeto, onde as turmas apresentaram o resultado do trabalho realizado. As turmas do 1º e 2º anos, das professoras Eliana, Edilania e Graça apresentaram algumas cantigas de roda. A turma da professora Sonnirce apresentou um teatro de fantoches, com a história do Chapeuzinho Vermelho, como também fizeram uma pequena mostra das ervas medicinais. O 5º ano mostrou um trabalho desenvolvido com as Lendas. Para encerrar as apresentações, convidamos a Coordenadora Jeane Couto, da SMECET, para realizar uma contação de estórias. Foi um momento de muita riqueza, onde as crianças aproveitaram bastante os personagens dos contos infantis.
As turmas do 6º ao 9º anos também participaram do projeto, trabalhando os temas , conforme descrito abaixo:

Língua Portuguesa:(Profª Suely)
*Pesquisa e produção textual: Lendas,,adivinhas e causos;
*Desafio.
História e Geografia:(Profª Naire)
*Pesquisas e confecção de cartazes sobre a origem, os personagens principais, regiões brasileiras com suas manifestações folclóricas.
*Pesquisas sobre medicina popular.
*Matemática:Prof. José Antonio)
*Pesquisa de campo sobre os brinquedos preferidos dos alunos, pais e avós.
*Confecção de gráficos, representando o resultado da pesquisa.

Inglês:(Profª Jeane)
*Quadrinhas e provérbios.

Arte:(Profª Geovânia)
*Montagem e exposição de objetos artesanais confeccionados na Comunidade trazidos pelos alunos.

Obs:Os professores das disciplinas de Ciências, Ens. Religioso e Ed.Física contribuiram  auxiliando as ações das demais áreas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário