“A principal meta da educação é criar homens que sejam capazes de fazer coisas novas, não simplesmente repetir o que outras gerações já fizeram. Homens que sejam criadores, inovadores, descobridores”. “Jean Piaget”

BEM-VINDOS AO NOSSO BLOG!

A inclusão digital através da escola pública.

Espaço de interação dos professores da Escola Estadual Rotary, em Santana do Ipanema – Alagoas, para postarem orientações, atividades, links ou qualquer material a ser utilizado durante as aulas com os educandos, bem como, compartilhar os resultados de projetos desenvolvidos.

terça-feira, 31 de janeiro de 2012

PROJETO CONSUMO CONSCIENTE


PROJETO CONSUMO CONSCIENTE


OBJETIVO GERAL

•Despertar nos alunos da Escola Estadual Rotary, juntamente com a comunidade a responsabilidade de serem consumidores conscientes.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
• Sensibilizar os alunos quanto à importância e necessidade de revisar as atitudes de consumo praticadas;
• Desenvolver práticas de consumo condizentes com a política sustentável;
• Divulgar a importância do consumo equilibrado (que visa a conservação ambiental), a fim de evitar uma maior devastação do ambiente natural;
• Contribuir com a conservação ambiental e com a melhoria da qualidade de vida;


METODOLOGIA

O encaminhamento inicial será uma conversa com os alunos sobre suas próprias atitudes no dia-a-dia na sala de aula e em sua casa. Os alunos serão questionados pelos professores sobre vários itens, entre eles: O que você consome durante as aulas (balas, chicletes e muitos pirulitos)? Como é sua alimentação (arroz, feijão, bife, batata frita) Os professores levarão os alunos a uma reflexão sobre suas atitudes em sala e em sua casa. Fazer assim o levantamento da possibilidade de execução de um projeto de trabalho, com o objetivo de trabalhar os componentes curriculares que atendam tal problemática e também promover a inserção das tecnologias no processo educativo. Fazer um cronograma de agendamento das aulas a serem desenvolvidas com aparatos tecnológicos. Realizar atividades como: gincanas, pesquisas e aulas de campo e exposições de fotos e cartazes dos trabalhos desenvolvidos.

AVALIAÇÃO

O progresso dos alunos será acompanhado durante todo o decorrer do projeto, com a observação do desenvolvimento deles em sala de aula e com mudanças de atitudes que eles tiveram no final das aulas, tendo como ferramentas avaliativas a execução das atividades realizadas em cada etapa do projeto, o comprometimento para com as atividades extra-classe, a qualidade das produções, o envolvimento do grupo e os trabalhos colaborativos



ATIVIDADE VI-TRILHA

        A proposta de trilha a seguir trabalha com maior ênfase a Matemática e a História, pois explora os algarismos romanos nos séculos e nos nomes de  reis e papas mais conhecidos.
     A atividade será iniciada com uma pergunta relacionada a um evento importante ocorrido em um determinado período ou envolvendo um rei ou papa , onde o aluno avança a cada resposta , que na sequencia  cada caminho se divide em três.Para cada pergunta terá três alternativas  com uma resposta correta.
    A  trilha terá forma de árvore com galhos interligados.Cada acerto significa um atalho para se chegar mais depressa ao final.

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

 Alunos da Escola Estadual Rotary fazem excursão à Penedo

 
No dia 19 deste mês tivemos a excelente oportunidade de realizar uma excursão com os alunos do 9º ano.  Planejamos  uma aula de campo na cidade turística de Penedo. A turma foi contemplada através de recursos do PDE.
A ação fez com que os alunos, junto com seus mestres, concluíssem um projeto iniciado em sala de aula referente à história de Alagoas. O passeio pelos principais pontos turísticos da cidade ribeirinha de Penedo fez com que os alunos obtivessem maior conhecimento acerca da cultura do nosso Estado.
Conhecimento e lazer se misturaram em vários momentos da excursão, podendo citar o instante em que toda a turma foi presenteada com um passeio de barco pelas águas do rio São Francisco.
A Escola Estadual Rotary, ao longo de seus mais de 50 anos, vem se destacando por diversas ações que melhoraram o aprendizado de seus alunos.
Além dos alunos, participaram desta excursão as professoras Naire ( Geografia e História), Sueli ( Língua Portuguesa), Adriana(Professora do 4º ano) e as coordenadoras pedagógicas Márcia e Jicélia.  O Diretor, José Marcos, que apesar de não ter participado do evento, disse que é uma satisfação para a direção, ações desse tipo, contribuindo assim para o conhecimento dos alunos que é o nosso objetivo principal.
Equipe Pedagógica

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Atividades da Formação do Projeto UCA

Atividade VIII – Problemática Sócio-cultural que interfere no processo ensino-aprendizagem na escola
               Uns dos problemas que estão interferindo no processo ensino-aprendizagem na escola são as divergências que acontecem entre as famílias dos alunos, divergências estas que ocorrem fora do âmbito escolar e os alunos envolvidos trazem esses problemas para a comunidade escolar resolver, prejudicando o andamento das atividades planejadas, pois assim, acreditamos que fica difícil ocorrer uma aprendizagem eficaz. Mesmo com as regras estabelecidas pela entidade de ensino, não tem como colocá-las em prática porque implica nestas questões já mencionadas. É preciso todo colegiado tomar consciência, impondo limites às situações, interagindo com as famílias em busca de soluções no contexto social e cultural.
               É necessário salientar aos alunos que devem fazer a distinção dos problemas corriqueiros da comunidade como brigas familiares, por exemplo, lembrando que a escola é um espaço de crescimento, de mudanças de atitudes intelectuais, formando cidadãos com sensibilidade para interagir na coletividade, na sociedade em que estão inseridos.


Atividade IX –  Projetos de Aprendizagem
        Ao ler o material sobre Projeto de aprendizagem analisei vários aspectos relevantes para melhorar o ensino dos alunos, abordando o que querem aprender através de questionamentos e decisões.
        O professor é a parte primordial que ativa a mente e conscientiza o educando para aprender muito sobre o conhecimento subjetivo na concepção de seu próprio valor, promovendo a auto estima, sabendo conviver coletivamente sobre sua forma de apreender informações e saber desenvolvê-las na sala de aula. A partir daí gera conhecimentos, tornando-o o mesmo competente em suas investigações e Ana resoluções de novos problemas, de projetos de aprendizagem.
        O uso da informática na avaliação do indivíduo por meio de projetos partilhados promove o ensino-aprendizagem e estimula os alunos a se comprometerem com a pesquisa de idéias na aplicação de processos intelectuais e em problemas pessoais e sociais.
         É importante ressaltar que o conhecimento prévio dos alunos é o práxis para validar, aprofundar e aprimorar todos os conhecimentos adquiridos pelos mesmos com a articulação do professor.
Naire Eliege de Souza

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Compartilhando Experiência e Problematização

Atividade V: Experiência / Problematização

A partir da leitura que realizei acessando o módulo e os links com Experiências riquíssimas de problematização, decidi junto com a turma trabalhar a problemática sobre a convivência no espaço escolar, pois percebemos algumas situações de conflito na sala por divergência de opiniões, equipes que não se unem a outras, alunos que fazem questão de fazer trabalhos individuais preferindo isolar-se a trabalhar em uma equipe.
Então seguimos a seguinte etapa:
·         Conversamos sobre o tema na sala, abrindo espaço para que os alunos opinassem;
·         Pedi que pesquisassem em sites confiáveis textos falando sobre a convivência em grupo;
·         Com os textos em sala retomamos a discussão sobre a temática;
·         Convidamos uma psicóloga para dar uma palestra para a turma sobre o tema, esclarecendo as dúvidas que surgissem enfatizando a importância de “APRENDER A CONVIVER EM GRUPO.”
Abraços,
Sueli

Levantando hipóteses

Olá! Sou a professora Sueli e estou compartilhando com vocês minhas atividades do Projeto UCA. Confiram!!!!
Atividade IV: Experiência/ Resolução de Problemas

 Atividade: Painel de Hipóteses
Dei início a aula conversando com os/as alunos/as sobre os possíveis problemas enfrentados por eles/elas no dia-a-dia, tais como: conflitos entre colegas; problemas familiares, poluição do ambiente (na própria escola), desrespeito às regras, dentre vários outros que puderam surgir durante a conversa. Após esta sondagem, elaboramos um painel listando os problemas mencionados pela turma Neste momento, os/as alunos/as terão contato com a construção da escrita bem como com as idéias sobre o tema trabalhado através da exposição na sala de aula do painel.
A partir deste momento pedi que a turma escolhesse um tema para ser trabalhado na aula.
Surgiu o seguinte tema:
ESCOLA: ESPAÇO DE CONVIVÊNCIA!   
Pedi que cada  aluno produzisse um texto bem criativo sobre a escola, podendo iniciá-lo com a frase “A escola é o lugar...”. Durante a produção do texto, introduzir as frases “Na escola, o importante não é só...” e “É também...” e concluir com a frase “A escola será cada vez melhor...”.    
Em seguida, solicitei aos alunos que fizessem a leitura de seus textos para os colegas, a fim de explicitar as suas ideias no grupo. Logo após, abri espaço para a reflexão sobre os vários sentidos atribuídos pelos alunos à escola, os diferentes aspectos valorizados por elas no espaço escolar e as proposições feitas para melhorar a escola. Expomos os textos produzidos pela turma no mural da sala e pedi que criassem um título bem sugestivo para ele.   
Na sequência, exibi para a turma o vídeo “A escola Paulo Freire” disponível no sítio http://www.youtube.com/watch?v=dq3yHaELsjo&feature=fvw    
O resultado da aula foi surpreendente!!!






terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Atividade 5-Experiência/ Problematização

Um problema que ocorre na comunidade é um grande número,principalmente de crianças,que contraem doenças relacionadas à falta de higiene e saneamento básico.
Inicialmente, pode ser realizada uma pesquisa de campo para identificar as doenças e os locais com maior incidência. Depois, na sala de aula,será contabilizada e organizada em tabela o resultado da pesquisa.
No terceiro momento, os alunos irão pesquisar na internet sobre as doenças que foram identificadas na comunidade: agente causador, ciclo de vida, modos de infestação ou contaminação,formas de prevenção ,sintomas e tratamento.
Após esta etapa, os alunos serão divididos em grupo para apresentar e socializar na classe as doenças pesquisadas. Depois serão confeccionados cartazes e panfletos com orientações de ações que possam ser feitas nas próprias casas ou nas ruas com o intuito de minimizar os índices detectados na pesquisa inicial.

Atividade IV- Experiência/Resolução de problemas

Os problemas que interferem na aprendizagem dos alunos  ou problemas encontrados na própria comunidade podem  servir de objeto de estudo sistematizado, colocando o aluno como investigador e construtor de seu conhecimento:
Ø  O uso do telefone celular dentro da escola;
Ø  O alcoolismo dos pais dos alunos;
Ø  Gravidez na adolescência;
Ø  Alto índice de verminoses e doenças gastrointestinais;
Ø  A dengue;
Ø  O lixo;

O professor pode ainda assumir o papel de organizador, de facilitador, de incentivador de todo o processo de pesquisa e de sistematização das idéias , e após a conclusão , assume o papel de socializador do resultado do trabalho.

terça-feira, 3 de janeiro de 2012

A indisciplina na sala de aula

As escolas do passado seguiam um sistema tradicional, exigindo dos alunos um comportamento quase militar. Quando ocorriam atitudes de indisciplina, os castigos, muitos deles físicos, eram aplicados. Porém, muita coisa mudou e hoje a escola não adota mais uma postura regressiva e violenta. Estamos numa época de valorização da democracia, cidadania e respeito.

Atualmente, a garotada voa pelos corredores, conversa em sala de aula, briga no recreio, insiste em trazer para sala materiais que não são os de estudo. A paciência do preofessor está por um fio. Cansado e confuso, se sentindo com os braços atados e a autoridade abalada. Não suporta mais as cenas que vê e não sabe o que fazer. Quer obediência, controle e mudança no comportamento dos alunos.

Sabemos que cabe a escola levar os princípios à sério dentro do seu projeto pedagógico. Então, como acabar ou diminuir a indisciplina em sala de aula, objetivando melhorar as condições de aprendizagem dos alunos?

Talvez a mudança necessária esteja nos pais, na escola e nos professores. Enfim, na sociedade. Juntos em busca de uma solução!

Atividade 4-Resolução de Problemas


Atividade 4-Resolução de Problemas

Um problema que ocorre na comunidade é um grande número,principalmente de crianças,que contraem doenças relacionadas à falta de higiene e saneamento básico.
Inicialmente,pode ser realizada uma pesquisa de campo para identificar as doenças e os locais com maior incidência. Depois,na sala de aula,será contabilizada e organizada em tabela o resultado da pesquisa.
No terceiro momento,os alunos irão pesquisar na internet sobre as doenças que foram identificadas na comunidade :agente causador,ciclo de vida,modos de infestação ou contaminação,
formas de prevenção ,sintomas e tratamento.
Após esta etapa,os alunos serão divididos em grupo para apresentar e socializar na classe as doenças pesquisadas. Depois serão confeccionados cartazes e panfletos com orientações de ações que possam ser feitas nas próprias casas ou nas ruas com o intuito de minimizar os índices detectados na pesquisa inicial.