“A principal meta da educação é criar homens que sejam capazes de fazer coisas novas, não simplesmente repetir o que outras gerações já fizeram. Homens que sejam criadores, inovadores, descobridores”. “Jean Piaget”

BEM-VINDOS AO NOSSO BLOG!

A inclusão digital através da escola pública.

Espaço de interação dos professores da Escola Estadual Rotary, em Santana do Ipanema – Alagoas, para postarem orientações, atividades, links ou qualquer material a ser utilizado durante as aulas com os educandos, bem como, compartilhar os resultados de projetos desenvolvidos.

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Levantando hipóteses

Olá! Sou a professora Sueli e estou compartilhando com vocês minhas atividades do Projeto UCA. Confiram!!!!
Atividade IV: Experiência/ Resolução de Problemas

 Atividade: Painel de Hipóteses
Dei início a aula conversando com os/as alunos/as sobre os possíveis problemas enfrentados por eles/elas no dia-a-dia, tais como: conflitos entre colegas; problemas familiares, poluição do ambiente (na própria escola), desrespeito às regras, dentre vários outros que puderam surgir durante a conversa. Após esta sondagem, elaboramos um painel listando os problemas mencionados pela turma Neste momento, os/as alunos/as terão contato com a construção da escrita bem como com as idéias sobre o tema trabalhado através da exposição na sala de aula do painel.
A partir deste momento pedi que a turma escolhesse um tema para ser trabalhado na aula.
Surgiu o seguinte tema:
ESCOLA: ESPAÇO DE CONVIVÊNCIA!   
Pedi que cada  aluno produzisse um texto bem criativo sobre a escola, podendo iniciá-lo com a frase “A escola é o lugar...”. Durante a produção do texto, introduzir as frases “Na escola, o importante não é só...” e “É também...” e concluir com a frase “A escola será cada vez melhor...”.    
Em seguida, solicitei aos alunos que fizessem a leitura de seus textos para os colegas, a fim de explicitar as suas ideias no grupo. Logo após, abri espaço para a reflexão sobre os vários sentidos atribuídos pelos alunos à escola, os diferentes aspectos valorizados por elas no espaço escolar e as proposições feitas para melhorar a escola. Expomos os textos produzidos pela turma no mural da sala e pedi que criassem um título bem sugestivo para ele.   
Na sequência, exibi para a turma o vídeo “A escola Paulo Freire” disponível no sítio http://www.youtube.com/watch?v=dq3yHaELsjo&feature=fvw    
O resultado da aula foi surpreendente!!!






Nenhum comentário:

Postar um comentário