“A principal meta da educação é criar homens que sejam capazes de fazer coisas novas, não simplesmente repetir o que outras gerações já fizeram. Homens que sejam criadores, inovadores, descobridores”. “Jean Piaget”

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A inclusão digital através da escola pública.

Espaço de interação dos professores da Escola Estadual Rotary, em Santana do Ipanema – Alagoas, para postarem orientações, atividades, links ou qualquer material a ser utilizado durante as aulas com os educandos, bem como, compartilhar os resultados de projetos desenvolvidos.

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Atividades da Formação do Projeto UCA

Atividade VIII – Problemática Sócio-cultural que interfere no processo ensino-aprendizagem na escola
               Uns dos problemas que estão interferindo no processo ensino-aprendizagem na escola são as divergências que acontecem entre as famílias dos alunos, divergências estas que ocorrem fora do âmbito escolar e os alunos envolvidos trazem esses problemas para a comunidade escolar resolver, prejudicando o andamento das atividades planejadas, pois assim, acreditamos que fica difícil ocorrer uma aprendizagem eficaz. Mesmo com as regras estabelecidas pela entidade de ensino, não tem como colocá-las em prática porque implica nestas questões já mencionadas. É preciso todo colegiado tomar consciência, impondo limites às situações, interagindo com as famílias em busca de soluções no contexto social e cultural.
               É necessário salientar aos alunos que devem fazer a distinção dos problemas corriqueiros da comunidade como brigas familiares, por exemplo, lembrando que a escola é um espaço de crescimento, de mudanças de atitudes intelectuais, formando cidadãos com sensibilidade para interagir na coletividade, na sociedade em que estão inseridos.


Atividade IX –  Projetos de Aprendizagem
        Ao ler o material sobre Projeto de aprendizagem analisei vários aspectos relevantes para melhorar o ensino dos alunos, abordando o que querem aprender através de questionamentos e decisões.
        O professor é a parte primordial que ativa a mente e conscientiza o educando para aprender muito sobre o conhecimento subjetivo na concepção de seu próprio valor, promovendo a auto estima, sabendo conviver coletivamente sobre sua forma de apreender informações e saber desenvolvê-las na sala de aula. A partir daí gera conhecimentos, tornando-o o mesmo competente em suas investigações e Ana resoluções de novos problemas, de projetos de aprendizagem.
        O uso da informática na avaliação do indivíduo por meio de projetos partilhados promove o ensino-aprendizagem e estimula os alunos a se comprometerem com a pesquisa de idéias na aplicação de processos intelectuais e em problemas pessoais e sociais.
         É importante ressaltar que o conhecimento prévio dos alunos é o práxis para validar, aprofundar e aprimorar todos os conhecimentos adquiridos pelos mesmos com a articulação do professor.
Naire Eliege de Souza

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