“A principal meta da educação é criar homens que sejam capazes de fazer coisas novas, não simplesmente repetir o que outras gerações já fizeram. Homens que sejam criadores, inovadores, descobridores”. “Jean Piaget”

BEM-VINDOS AO NOSSO BLOG!

A inclusão digital através da escola pública.

Espaço de interação dos professores da Escola Estadual Rotary, em Santana do Ipanema – Alagoas, para postarem orientações, atividades, links ou qualquer material a ser utilizado durante as aulas com os educandos, bem como, compartilhar os resultados de projetos desenvolvidos.

terça-feira, 3 de janeiro de 2012

A indisciplina na sala de aula

As escolas do passado seguiam um sistema tradicional, exigindo dos alunos um comportamento quase militar. Quando ocorriam atitudes de indisciplina, os castigos, muitos deles físicos, eram aplicados. Porém, muita coisa mudou e hoje a escola não adota mais uma postura regressiva e violenta. Estamos numa época de valorização da democracia, cidadania e respeito.

Atualmente, a garotada voa pelos corredores, conversa em sala de aula, briga no recreio, insiste em trazer para sala materiais que não são os de estudo. A paciência do preofessor está por um fio. Cansado e confuso, se sentindo com os braços atados e a autoridade abalada. Não suporta mais as cenas que vê e não sabe o que fazer. Quer obediência, controle e mudança no comportamento dos alunos.

Sabemos que cabe a escola levar os princípios à sério dentro do seu projeto pedagógico. Então, como acabar ou diminuir a indisciplina em sala de aula, objetivando melhorar as condições de aprendizagem dos alunos?

Talvez a mudança necessária esteja nos pais, na escola e nos professores. Enfim, na sociedade. Juntos em busca de uma solução!

Nenhum comentário:

Postar um comentário